Você já perdeu algo, pequeno e difícil de encontrar? Cientistas Australianos “perderam” uma ilha. A Sandy Island, que é encontrada em várias cartas náuticas e, inclusive, em servidores como o Google (Maps e Earth), Bing e mapas do iOS, simplesmente não existe fisicamente.
Foi o que comprovou o Serviço Hidrográfico da Marinha Australiana. Segundo a Dra. Maria Seton, a ilha aparece em atlas, mapas cientificos e também em cartas náuticas do navio Southern Surveyor, um navio de pesquisas marítimas australiano. Chegando ao local indicado, qual não foi a surpresa ao deparar com 1400 metros de profundidade no local onde haveria a ilha.
Segundo a Dra. Seton, “Ela está no Google Earth e em outros mapas, por isso fomos checar, mas não havia ilha alguma. Estamos realmente intrigados. É bem bizarro. Como ela apareceu nos mapas? Nós simplesmente não sabemos, mas estamos planejando ir a fundo e descobrir”.
Há várias possibilidades para o ocorrido.
De acordo com o Serviço Hidrográfico Australiano, pode ter ocorrido erro humano. Alguns jornais do país dizem que era prática comum entre os cartógrafos a criação de “ruas fantasma” para prevenir a violação de direitos autorais, mas que não é o caso de cartas náuticas, visto que isso iria reduzir a credibilidade do cartógrafo.
Assim que foi confirmado a inexistência da ilha,o Google se pronunciou e retirou a Ilha dos seus mapas.
É interessante observar que no Google Earth, segundo informações do próprio Google, encontram-se fotos de satélite da superfície terrestre. Eles informaram que a ilha constava no programa antes da averiguação. O que aconteceu com ela? Erro de análise? Manipulação da foto via satélite? Ou uma falha humana?
Esta ilha desaparecida deixa mais dúvidas do que resposta, afinal os pesquisadores também não sabem explicar de forma coesa este desaparecimento. Resta-nos aguardar e ficarmos atentos a novos esclarecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário