sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Objetos que caem do espaço



Objetos caindo do céu são algo comum em nosso planeta: lixo espacial gerado pelo lançamento de foguetes, satélites e outros corpos mandados por nós para o espaço. Há também restos de meteoros e meteoritos que entram em nossa atmosfera. Porém, enquanto a maioria se desfragmenta durante a queda [são queimados por conta da fricção gerada pelo contato com a atmosfera], alguns caem em terra ou no mar. 

O mais famoso destes objetos, muito estudado, foi o responsável (supostamente) pela extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos atrás. Existem vários estudos e teorias sobre ele, mas isso é assunto para outro texto. Nós, aqui na Terra, estamos propensos ao risco de quedas de meteoros de tamanhos variados. E foi o que ocorreu na sexta feira, dia 15 de fevereiro 2013 na Russia. 

Por volta das nove da manhã, horário local, um objeto cortou o céu da Rússia, perto dos Montes Urais, causando destruição e deixando vários feridos. Ao cruzar o céu, o meteoro estava na velocidade aproximada de 30 km/s, ou seja, 108 mil km/h. Quando entrou na atmosfera, pesava em torno de 10 toneladas. Com a passagem do meteoro, o céu dessa região se iluminou completamente, chamando assim a atenção de todos. Vários vídeos mostram o meteoro cruzando o céu e outros o momento em que ele explode, o que acontece devido ao aumento da temperatura e compressão do ar à sua frente. 

Coincidentemente, ou não, na mesma sexta, durante a noite, um Asteroide passou “raspando” na Terra, o 2012DA14. De acordo com a Nasa, foi o objeto que, até hoje, mais se aproximou da Terra. Agências europeias disseram que os dois fatos não tiveram ligação. 

Com a queda do meteoro na Rússia, houve muita especulação sobre o assunto, principalmente no meio político russo. O líder do partido liberal-democrata russo, Vladimir Zhirinovsky, acredita que não houve nenhuma queda de fragmentos de meteoritos nos Urais e que, na verdade, eram os americanos que estavam testando armas. 

Especulações à parte, o fato é que houve muita destruição na região dos Montes Urais. Felizmente não houve vítima fatal, apenas feridos e casas destruídas devido ao deslocamento de ar. Este tipo de situação é algo que pode acontecer em qualquer lugar do planeta, a qualquer instante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paleo Diet, a alimentação dos homens das cavernas.

Em algum lugar do mundo, um pequeno grupo de humanos está na mata à espreita de um cervo, outros, pegam frutas na mata e algumas raízes...