No nosso corpo existem canais que têm uma função muito especial: fazer com que nossa energia circule por nosso corpo. São os Meridianos.
Os Meridianos aparecem primeiramente na literatura Chinesa, mais exatamente na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Há também indícios na filosofia Indiana sobre canais que circulam a energia pelo corpo humano.
A MTC pressupõe que há vias ao longo do nosso corpo que circulam uma energia, conhecida por eles como KI, Qui ou Chi, sendo que elas mantêm uma comunicação da superfície com o interior do corpo, seus órgãos e vísceras. São 12 pares principais de Meridianos que percorrem os dois lados do corpo, 2 Meridianos centrais. Há também outros Meridianos, conhecidos como Vasos Extraordinários e Vasos Maravilhosos, sendo um total de 8. Por todos, circulam o Ki, sendo que a saúde depende do equilíbrio entre eles.
Cada Meridiano é governado por um órgão ou estruturas (como é o caso do Triplo Aquecedor) e tem características específicas. Os dois Meridianos do centro são chamados de Vaso Governador (conhecido também como Sistema Nervoso) e Vaso da Concepção. Estes dois não possuem pares e estão localizados exatamente no meio do corpo humano. O Vaso Governador segue nas costas, pela coluna vertebral, e o Vaso Concepção, no centro do tórax. Os Meridianos podem começar tanto na parte superior do corpo, como na parte inferior do corpo. Os 12 pares, no Brasil, recebem os seguintes nomes: Pulmão, Intestino Grosso, Estômago, Baço, Pâncreas, Coração, Intestino Delgado, Bexiga, Rins, Pericárdio, Triplo Aquecedor, Vesicula Biliar e Fígado. O nome correto de cada meridiano, seria, por exemplo, Zu Yangming Jing. Este corresponde ao canal do estomago, ou em tradução livre: pé yang brilhante canal ou canal do pé yang brilhante.
Os Meridianos se comunicam e se direcionam para os órgãos relacionados. Quando ocorre um desequilíbrio nestes canais, há um distúrbio no corpo que pode ter aspecto físico ou emocional. Ao longo dos Meridianos, há pontos nos quais a energia se concentra e, quando estimulados, provocam respostas específicas no organismo. Esses pontos são utilizados em diversas terapias, como, por exemplo, Auriculoterapia, Acupuntura, Massagem Chinesa, Shiatsu, Reflexologia Podal. Ao estimular determinado ponto, há um maior fluxo da energia, liberando bloqueios energéticos e trazendo uma melhora na saúde física e emocional da pessoa.
Saiba mais:
RAPPENECKER, Wilfried e KOCKRICK, Meike. Atlas de Shiatsu. São Paulo: Manole 2008.
LANGRE, Jacques de. Do-in: tecnica oriental de auto-massagem. 4ª edição. Rio de Janeiro:Ed. Ground, 1975.
Nenhum comentário:
Postar um comentário