quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Acordo para diminuir o sal no dia a dia do brasileiro





Um acordo do Ministério da Saúde, realizado no início do mês de novembro deste ano com a ABIA (Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação) irá trazer mais saúde à mesa do brasileiro: a redução de sódio nos alimentos industrializados. Este é o 4º acordo feito com este intuito.

Com isso, o consumo de sal no país terá uma redução e, consequentemente, nós brasileiros, iremos ganhar em saúde, já que é sabido que excesso de sal traz várias consequências para a nossa saúde, como hipertensão, doenças cardíacas, problemas renais e outras doenças. Esse novo acordo prevê também a inclusão de novos alimentos nos três acordos anteriores.

O primeiro acordo foi realizado em 2011, reduzindo o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados. Massas, pães, embutidos foram alguns alimentos que sofreram mudanças. Depois, acrescentaram outros produtos, como temperos, caldos e cereais matinais.

Vários alimentos, segundo pesquisa da ANVISA, possuem um alto teor de sódio. Esses alimentos são corriqueiros em nossas mesas, como os queijos, embutidos e maionese. Dos alimentos analisados na pesquisa, o maior valor encontrado foi em misturas prontas para o preparo de sopas: 4.240mg por 100g de produto.

Segundo a OMS, o cosumo diário de sal por pessoa deveria ser em torno de 5 gramas mas, segundo dados do IBGE, o brasileiro consome mais do dobro recomendado: 12 gramas. Isso faz com que, segundo o próprio Ministério da Saúde, 35% da população brasileira acima de 40 anos tenha hipertensão. Além desse mal, o excesso de sódio pode gerar problemas nos rins, coração e causar infarto.

Em vista de todas as questões que o sal traz para nosso organismo é necessária a diminuição de sua ingestão. Mas como controlar ou diminuir? Uma forma é substituir e acrescentar os temperos como alho, cebolas, ervas e pimentas, que não possuem sódio e podem até trazer benefícios para nossa saúde. O alho, por exemplo, ajuda a aumentar a imunidade, entre vários outros benefícios. 

Saiba mais:


Pesquisa da ANVISA sobre o teor de sódio nos alimentos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paleo Diet, a alimentação dos homens das cavernas.

Em algum lugar do mundo, um pequeno grupo de humanos está na mata à espreita de um cervo, outros, pegam frutas na mata e algumas raízes...